Vacina Contra Dengue – Onde Tomar

O que é a vacina contra dengue?

A vacina contra a dengue protege as pessoas contra a proliferação e manifestação do vírus da dengue, que é uma doença que castigou muitos locais do Brasil nos últimos anos.

A dengue não tem cura e pode trazer consequências diversas para as pessoas, a depender do tipo de vírus. Assim, é importante tomar a vacina contra dengue para evitar esse tipo de doença.

dengue-vacina

Tipos de vacina contra dengue

Existem alguns tipos de vacina contra a dengue, sendo a mais atual a vacina tetravalente contra a dengue, que protege contra quatro tipos de vírus conhecidos.

Quem pode tomar vacina contra dengue?

A vacina contra dengue é eficaz em quase 70% das pessoas com idade com mais de 9 anos. Ou seja, entre 100 pessoas, quase 70 evitam ter dengue tomando vacina. Essa vacina é importada. Há uma outra vacina nacional que ainda está sendo testada.

Doenças que a vacinacontra a dengue previne

A vacina contra a dengue apenas previne dengue! Ela não é eficaz contra outras doenças repassadas pelo mosquito Aedes aegypti, como o Zikae achikungunya.

Centenas de países do mundo estão com casos de dengue, por isso é importante se proteger até mesmo se você viaja bastante.

Os tipos de dengue são:

  • DEN-1,
  • DEN-2,
  • DEN-3 e
  • DEN-4.

A dengue pode evoluir para dengue hemorrágica, que é um estágio bem urgente da doença, causando hemorragias e aumentando o risco de óbito.

Indicações da vacina contra dengue

A vacina contra a dengue deve ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos.

Grávida pode tomar a vacina da dengue?

Grávidas são contraindicadas para vacina contra dengue.

Quantas doses tomar da vacina contra dengue?

São 3 doses de vacina contra a dengue, cada uma a cada 6 meses.

Veja também:  CAPS - Como Funciona, Endereços, Telefone

Contraindicações vacina dengue

A vacina contra dengue não pode ser tomada por pessoas com HIV, com problemas imunológicos, quem está amamentando ou quem tem febre.

vacina-contra-dengue

Efeitos da vacina contra dengue

A vacina contra a dengue é considerada segura, mas pode apresentar efeitos colaterais, como febre, vermelhidão no local da aplicação etc.

Vacina Dengue Preço

A vacina da dengue pode ser encontrada no SUS ou em clínicas particulares, podendo custar pouco mais de R$ 150,00.

Quem já teve dengue pode tomar a vacina da dengue?

Quem teve dengue precisa tomar a vacina contra dengue, pois, como dissemos há 4 tipos de dengue. Se a pessoa já teve dengue pode ter de novo.

Mesmo tomando vacina, é preciso se proteger de outra forma?

Sim, mesmo tomando vacina é preciso se proteger contra a dengue, pois o mosquito traz outras doenças como zika, febre amarela e febre chikungunya.

Por isso é importante evitar água parada, fazer a limpeza constante de vasos e caixas d’água, dentre outras questões. Em locais onde há muita proliferação da doença, especialmente os quentes, use repelentes e outros tipos de prevenção.

Mais sobre o Farmácia Popular

Veja também:  Programa de Medicamentos Excepcionais - Lista de Medicamentos SUS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *