Dentista Gratuito pelo SUS: Como Conseguir 2024

O dentista gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é oferecido para todos os brasileiros que buscam a oportunidade de terem um bom tratamento dentário, pelo fato de ter custos muito altos e não possuírem o parcelamento do valor total.

Para aqueles que estão nessas condições, o dentista gratuito pelo SUS é a melhor opção para conseguir um tratamento. Veja abaixo como você pode conseguir.

implante-dentario-pelo-sus

O que é dentista gratuito pelo SUS?

As unidades básicas de saúde que possuam equipes para tratar a saúde bucal, conseguem oferecer atenção odontológica gratuitamente. Todos os procedimentos devem estar listados na carteira de serviços da Atenção Primária à saúde.

Sendo assim, o Dentista Gratuito pelo SUS é oferecido para os cidadãos brasileiros através do programa Brasil Sorridente.

Como conseguir dentista gratuito pelo SUS?

Para as pessoas que não conseguem pagar pelo tratamento dentário, e buscam pelo dentista gratuito pelo SUS, é preciso acessar o Portal Saúde para encontrar mais informações dos tratamentos realizados gratuitamente.

Algumas vezes deixam de ter um tratamento dentário pelo SUS, pois procuram pelas universidades odontológicas que oferecem alguns tipos de cuidados, sendo estes os mais simples.

Algumas delas oferecem gratuitamente os cuidados odontológicos, podendo ser parecido com os oferecidos pelo SUS. Porém, é importante lembrar que nem todas as universidades oferecem o serviço gratuito para as pessoas, basta fazer uma verificação e verificar se a universidade mais próxima oferece o serviço.

Também é importante ressaltar que o dentista gratuito pelo SUS é complicado de conseguir, sendo importante que os tratamentos que já são oferecidos sejam bons, para que o paciente tenha uma boa saúde bucal e não precise voltar para as filas.

Veja também:  Vacinação Febre Amarela - Postos, Quem pode tomar

dentista-gratuito-pelo-sus

Tratamento com dentista gratuito pelo SUS 2024

Ter uma boca saudável ajuda a garantir uma saúde melhor na vida de uma pessoa, a mastigação, facilidade para falar, respirar e até mesmo a segurança para se comunicar em qualquer situação.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece cuidados gratuitos para incentivar a saúde bucal dos cidadãos brasileiros. Diversas doenças e infecções podem se tornar mais graves pela falta de cuidados, e o cuidado preventivo.

O programa Brasil Sorridente implantado para ter o dentista gratuito pelo SUS, oferece diversos serviços para os brasileiros na odontologia. Veja os serviços e tratamentos:

  • Implantes dentários
  • Extrações
  • Aplicações de flúor
  • Cirurgia ortognática
  • Biópsia
  • Remoção dos sisos
  • Tratamento de cáries
  • Prótese dentária
  • Periodontia especializada
  • Exames bucais
  • Limpezas
  • Endodontia
  • Remoção de tártaro

Todos os procedimentos disponíveis pelo SUS são gratuitos para os brasileiros de baixa renda, indo desde os procedimentos simples até os casos de situações bucais mais complexas.

De acordo com os princípios expressos pela lei n°13.460/17, ressaltando que o atendimento pautado em diretrizes como: A urbanidade, Acessibilidade, Respeito, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, a Igualdade, eficiência, ética e segurança.

O paciente que usufrui os benefícios do serviço público possui o direito de atendimento presencial, em instalações seguras, sinalizadas, acessíveis, salubres e adequadas para atendimento odontológico, estando previsto pela lei n° 13.460/17.

tratamento-dentario-gratuito-pelo-sus

Agendamento de atendimento com dentista gratuito pelo SUS

Agendar um atendimento com dentista gratuito pelo SUS é muito simples, o primeiro passo é consultar se o programa está disponível na região em que mora.

Depois, basta comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS), comumente conhecida como posto de saúde, é importante levar seus documentos com foto e o cartão do SUS para realizar o agendamento de uma consulta.

Veja também:  CAPS - Como Funciona, Endereços, Telefone

Caso o serviço que você precisa esteja disponível, será possível agendar uma consulta para uma avaliação inicial para conseguir dar andamento nos cuidados que sua saúde bucal necessita.

Cartão do SUS

É importante não esquecer o cartão do SUS para passar com o dentista gratuitamente pelo SUS, e fazer o agendamento de uma consulta para avaliar o que precisa ser feito. Muitas vezes, o paciente precisa de exames para dar continuidade aos procedimentos bucais.

Você poderá ter todos os benefícios oferecidos pelo programa de maneira gratuita para todos os brasileiros.

Caso o agendamento da consulta com o dentista gratuito pelo SUS demora para ser realizado, a alternativa será fazer a verificação se existe disponibilidade de atendimento em Universidades de Odontologia disponíveis em sua região. Nesse local, o atendimento é gratuito, sendo por conta dos alunos que estão em estágio.

É importante ressaltar que durante o atendimento com dentista gratuito pelo SUS, às pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos, possuem o direito de ter consulta e tratamento prioritário, de acordo com o que a lei n° 10.048 de 8 de novembro de 2000 estabelece.

Dessa maneira, é possível que essas pessoas evitem o tempo de espera nas filas, e possam receber os cuidados com a saúde bucal que for necessária para ter uma qualidade de vida melhor com o tratamento oferecido pelos profissionais.

Saiba mais sobre a Farmácia Popular:

Veja também:  Cirurgia Plástica Gratuita SUS - Como Conseguir, Cadastro

Sobre a Farmácia PopularSobre a Farmácia Popular

Aqui no site você encontra informações sobre a Farmácia Popular e SUS, o primeiro é um excelente programa que ajuda milhares de brasileiros com remédios mais baratos e até mesmo de graça, o SUS é reconhecido mundialmente pela sua eficiência e por ser gratuito, é muito importante para todos nós brasileiros. Não tome nenhum medicamento sem antes consultar um médico.