Lista de Remédios Gratuitos Pelo SUS

Remédios Gratuitos Pelo SUS

O governo federal através do Sistema Único de Saúde, oferece a todos os pacientes os medicamentos para o tratamento das doenças crônicas mais comuns como hipertensão, diabetes e anemia. Confira a seguir quais são os remédios grátis pelo SUS e saiba como você pode conseguir os mesmo.

remedios-gratuitos-sus

Os medicamentos gratuitos do SUS mais buscados são os que tratam problemas cardíacos, hipertensão e diabetes, analgésicos, antibióticos, contraceptivos e hipertireoidismo, seguidos por remédios para o tratamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Em cada unidade básica de saúde, há uma lista com os remédios gratuitos oferecidos pelo SUS, geralmente próxima a Farmácia. O governo atualiza a cada dois anos uma lista oficial de medicamentos do SUS, por meio da Relação Nacional de Medicamentos (Rename). A lista de remédios gratuitos pelo SUS atualmente está com mais de 800 itens.

É importante saber que destes remédios gratuitos, nem todos estão disponíveis em todos os municípios do país. Cada município possui sua própria lista, chamada Remume (Relação Municipal de Medicamentos).

Isto acontece porque o município disponibiliza a medicação conforme a demanda. Ou seja, ele só concede se houver uma procura que justifique a compra deste medicamento para a distribuição gratuita.

Para ter direito aos remédios gratuitos pelo SUS, basta levar uma receita médica, com o nome genérico do remédio, mesmo se a receita tiver sido emitida por um médico do setor privado, até  a farmácia na própria UBS, junto com o cartão do SUS e identidade.

No SUS, ainda é possível receber além dos remédios básicos, os medicamentos estratégicos, como para tratamento de tuberculose e AIDS, só é preciso ir com formulário médico em mãos e o cartão do SUS a uma Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM).

Veja também:  Farmácia Popular Anticoncepcionais

Para os casos mais raros ou remédios especiais, alguns remédios gratuitos são oferecidos mediante solicitação na farmácia de Alto Custo. Para isto, é preciso que o médico preencha um laudo especial, e em alguns estados, um formulário próprio.

Cada município tem uma lista diferenciada dos remédios de alto custo que pode disponibilizar de forma gratuita. O município também pode negar o fornecimento, se achar que o laudo não é valido. Os documentos necessários são:

Cartão do SUS, uma cópia do RG, o Laudo médico e o formulário (que o próprio médico tem), um comprovante de residência, a Receita Médica (geralmente a original e uma cópia). Você pode consultar no site da prefeitura de sua cidade os endereços das farmácias de alto custo.

lista-remedios-gratis-sus

Para consultar uma lista de remédios gratuitos oferecidos por estas farmácias (a nível  nacional, podendo mudar de um município para outro) pode acessar clicando a seguir: Remédios grátis SUS

Além da distribuição de remédios gratuitos pelo SUS, há outra forma de conseguir os medicamentos básicos gratuitamente, por meio de outro programa do governo o Programa Farmácia Popular do Brasil.

Este programa possui duas modalidades: uma é a Rede Própria e a outra é o Aqui Tem Farmácia Popular.

A Rede Própria possui unidades que funcionam em parceria com as prefeituras e o estado, e a lista de remédios possui mais de 110 itens disponíveis.

Você pode consultar a lista de remédios no link a seguir: Remédios Farmácia Popular

O Aqui Tem Farmácia Popular é uma parceria com farmácias e drogarias particulares que aderem ao Programa. A lista de remédios oferecidos não é a mesma nos dois casos. Neste caso, nem todos medicamentos são gratuitos, a lista dos remédios pode ser consultada no seguinte link: Aqui Tem Farmácia Popular

Veja também:  Farmácia Popular - Preços dos Remédios

Dentre os remédios fornecidos de forma gratuita, estão os medicamentos para hipertensão, diabetes e asma. Os outros podem ser comprados com até 90 % de desconto.

Mais sobre o Farmácia Popular

  • Farmácia Popular – Medicamentos Lista de Medicamentos do Farmácia Popular O Programa Farmácia Popular foi desenvolvido pelo Governo Federal Brasileiro e tem parceria com governos de estados, de municípios e com […]
  • Programa Aqui tem Farmácia Popular – Unidades Unidades do Programa Aqui tem Farmácia Popular Recentemente, o Ministério da Saúde criou o programa Saúde não tem Preço juntamente com o Farmácia Popular que já vem beneficiando milhões […]
  • Farmácia Popular Anticoncepcionais Preços de Anticoncepcionais na Farmácia Popular Boas notícias, mulheres de todo Brasil. Os anticoncepcionais estão com até 90% de desconto nas famosas farmácias da rede Farmácia […]
  • Farmácia Popular – Preços dos Remédios Preços dos Remédios do Programa Farmácia Popular Informações de como funciona o programa Farmácia Popular, os preços dos medicamentos oferecidos e como você pode adquiri-los visitando […]
  • Saúde Não Tem Preço – Medicamentos Medicamentos do Saúde Não Tem Preço A campanha Saúde Não Tem Preço, lançada no dia 03 de fevereiro de 2011 e iniciado no dia 14 do mesmo mês, já beneficiou mais de 6 milhões de […]
  • Aqui tem Remédio – Lista de Medicamentos Aqui tem Remédio Lista de Remédios Um dos melhores aplicativos colocados à sua disposição é o Aqui tem Remédio, que permite consultar tudo sobre medicamentos. Ele está revolucionando a […]

12 comentários em “Lista de Remédios Gratuitos Pelo SUS

  1. A Farmacia Popular da Cidade de Bom Jardim de Minas, MG, não funciona como deveria. Só funciona para algumas pessoas, para outras, não dão o medicamento, ou cobram o preço normal. Quem fiscaliza? Como essas pessoas conseguem o cadastro da Farmácia Popular?

  2. Estou em Uberlândia-mg no bairro Martins quero saber onde consigo pegar este medicamento ARADOIS 50mg(Losartana)

  3. Bom dia, gostaria de saber quais os medicamentos gratuitos, pois minha Mamãezinha sofre de Alzheimer, e os medicamentos são caríssimo, e de uso contínuo, ela é pensionista do INSS, só ganha um salário minimo. Como posso fazer para pegar no município que ela mora.
    Se puder me fornecer à lista eu agradeço.
    Muito obrigada e um excelentíssimo Natal, e um prospero ano novo.

  4. Gotaria de saber se as medicações – Cloridrato de Tramadol de 50mg e Rusovastatina de 10mg são fornecidos pelas farmácias do SUS gratuitamente,ou se é fornecido pelas farmácias populares

  5. Preciso tomar o fluoxetina e vi que ele está na lista na farmácia popular. Liguei na poupa farma e eles afirmam que a medicação não consta na lista. O que eu faço. Só quero o que é justo, se posso obter o remédio com o devido desconto.

  6. Faço uso do CLORIDRATO DE DILTIAZEM 60MG, que custa 31,75, ALPRAZOLAM DE 2MG que custa 61,37, CLORIDRATO DE SERTRALINA DE 50MG que custa 53,97, sou aposentada pelo Município e ganho 937,00 por mes, quero saber como posso conseguir esses remédios pelo SUS, e quem devo procurar, pois os médicos que nos atende pelo SUS, são todos residentes, e a especialidade deles é medicina familiar. Sou aposentada por invalidez, pois tenho DPCO E BRONQUITE CRÔNICA ALÉRGICA, faço uso do FORASEQ 400MG que custa 76,00, isso pq tenho o cartão da Novartis, e tenho 40% de desconto. Quero saber como a Secretaria de Saúde pode me ajudar?

  7. Não consigo retirar meu remédio de forma gratuita, pois o cadastro do mesmo só pode ser feito com 50 mg, eu tenho que tomar aradois de 25 mg, mas não consigo.

  8. Toda vez que vou buscar remédios no cemeg, nao tem, principalmente para hipotiroidismo.

  9. Peço por favor a lista de medicamentos gratuitos para Alzheimer e diabetes para minha Mãe de 91 anos,

    Também onde posso pegar em Porto Alegre a sonda gastrica e os equipos para sonda gastrica que ela usa.

    Tambem o que o SUS da gratuito para diabete, seringas, lancetas?

    Obrigada Clara

    1. Para diabetes é fornecido tudo.
      Medicamentos de alto custo como os usados para Alzheimer deve ser solicitados na secretaria de saúde do município.
      Em ambos os casos, você deve ir até a unidade de saúde que corresponde à área onde você mora e se consultar com o médico da área.
      Essa resposta se aplica a todos os outros questionamentos feitos aqui.
      Abraço!

  10. Estando cadastrado no Programa de Medicamentos para Pressão e Colesterol…fui surpreendido com o meu CPF invalidado, por motivo de óbito da minha pessoa
    Fui na Receita Federal…no INSS de Vitória da Conquista e de Encruzilhada…e nada consegui, para liberação do meu nome como incluso no mundo dos viventes..kkk
    Gostaria de ressuscitar…para voltar a ter direito de pegar os medicamentos que vinha pegando a uns 5 anos
    Agradeço a atenção e a correção desse problema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *