Posto de Saúde Lista de Remédio Gratuitos

Remédio de graça pelo SUS

Muitas pessoas não sabem, mas o SUS oferece diversos remédios de graça. É isso mesmo! Há os mais variados tipos de medicamentos gratuitos pelo SUS e que não raras vezes são jogados fora pelos postos de saúde e farmácias porque estão próximo do prazo do validade e ninguém foi buscá-los.

sus-remedios-gratuitos

Além de ser um desperdício de dinheiro público – que nós todos pagamos, e caro, por conta de uma infinidade de impostos e taxas – é complicado ver que muitas pessoas passam necessidades e não têm dinheiro para comprar medicação enquanto o SUS joga remédio no lixo, porque passou da validade e ninguém foi atrás.

Para que isso não aconteça mais e que você tenha ciência dos seus direitos, vamos te mostrar a lista de remédios gratuitos do SUS. Embora isso não se aplique para todos os remédios que existem, a lista de medicamentos gratuitos SUS é grande. Vamos lá conhecê-los?

Lista de remédios da farmácia básica do SUS

Para a sua ciência, o nome do programa que oferece remédios de graça pelo SUS é “Farmácia Popular”.

Em cada Unidade Básica de Saúde do SUS (postos de saúde) é obrigatório haver uma lista com remédios de graça do SUS. Essa lista de medicamentos grátis SUS tem quase 1000 tipos de remédios de graça diferentes.

A tendência é que essa relação de medicamentos gratuitos SUS aumente a cada ano.

Entretanto, até para evitar a comercialização ilegal de medicamentos ou o uso abusivo, o SUS tem alguns requisitos para a retirada de remédios gratuitos.Vejamos abaixo quais são essas especificações.

Como retirar remédio de graça no SUS? Requisitos

Muitas pessoas se perguntam: “mas como retirar remédio de graça no SUS?”. É muito mais fácil do que você imagina.

Veja também:  Mais Amora Comprar, Preço, Funciona? Menopausa

Aliás, muitos pacientes do SUS ficam meio receosos de terem que perder muito tempo, ficar em filas e terem dores de cabeça para pegar medicamento gratuito no SUS. Por isso, acabam comprando essa medicação.

No entanto, por mais incrível que pareça, é tranquilo pegar remédio de graça no SUS.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a relação de medicamentos grátis do SUS pode variar entre os municípios. A razão para que isso aconteça é a seguinte: a depender da região do país a necessidade de determinado medicamento de graça do SUS pode variar. Exemplo: é mais fácil remédio de graça para a gripe no SUS ser mais solicitado no sul do país, onde há mais frio, do que no norte e no nordeste, não é mesmo? Essa é a lógica do SUS.

postos-de-saude-remedios-gratuitos

Dito isso, você precisa ter receita médica para retirar remédio de graça no SUS.

Outra novidade para muita gente é que você pode pegar remédio grátis do SUS mesmo que tenha plano de saúde. Basta ter a receita e passar em um posto de saúde ou farmácia conveniada com o governo federal.

Em quase toda farmácia privada (exemplo: Nissei, Droga Raia, Morifarmaetc), ao lado de fora do estabelecimento, terá uma placa dizendo “Aqui tem remédio de graça”. Ou seja, quer dizer que aquela farmácia faz parte do Programa Farmácia Popular.

Lista de medicamentos fornecidos pelo SUS

Agora, certamente a sua dúvida está direcionada à lista de medicamentos fornecidos pelo SUS, não é?

Em regra, são fornecidos pelo SUS medicamentos para asma, bronquite, diabetes, hipertensão e outros, que estão em subprograma chamado “Saúde Não Tem Preço”.

Veja também:  Aqui tem Remédio - Lista de Medicamentos

Para saber a lista completa de remédios fornecidos de graça pelo SUS, acesse o Portal da Saúde do Governo Federal, no seguinte link: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/fevereiro/20/elenco-fp1-20-08-12.pdf

Relembramos ou informamos (para que não sabe) que o SUS oferece fraldas geriátricas para pessoas que precisem. Em regra, essas fraldas são caras e de uso contínuo, o que equivale muitas vezes à boa parte do orçamento familiar.

medicamentos-gratuitos-sus-posto-de-saude

Lista de medicamentos alto custo SUS

A lista de remédios oferecidos pelo SUS acima geralmente não compreende remédios que são bem caros. E como saber a lista de medicamentos de alto custo SUS?

Essa lista pode variar de Estado para Estado, pois salvo os medicamentos obrigatórios, fica a cargo das Secretarias de Estado realizarem a compra e o pedido de determinados remédios caros do SUS.

Só que, a depender do valor do medicamento, o Estado nega oferecê-lo de graça. Aí, infelizmente muitas pessoas que precisam devem acionar o Poder Judiciário e ter altos custos com processo para que consigam solicitar remédios de alto custo do SUS.

Não raras vezes essas pessoas são bem-sucedidas ao pedirem remédios de alto custo na Justiça. Mas isso não é uma regra e depende de cada caso.

Se estiver precisando de medicamentos de alto custo do SUS, procure um advogado ou a Defensoria Pública do seu Estado (que é de graça, embora o atendimento possa demorar um tempo). Esses profissionais vão te orientar da forma correta para conseguir remédios gratuitos pelo SUS.

Mais sobre o Farmácia Popular

  • Aqui tem Remédio – Lista de Medicamentos Aqui tem Remédio Lista de Remédios Um dos melhores aplicativos colocados à sua disposição é o Aqui tem Remédio, que permite consultar tudo sobre medicamentos. Ele está revolucionando a […]
  • Farmácia Popular – Medicamentos Lista de Medicamentos do Farmácia Popular O Programa Farmácia Popular foi desenvolvido pelo Governo Federal Brasileiro e tem parceria com governos de estados, de municípios e com […]
  • Farmácia Popular Diabetes e Hipertensão – Remédios Remédios para Diabetes e Hipertensão Farmácia Popular Conhece o Farmácia Popular? Se você tem doenças crônicas como diabetes e hipertensão saiba que é possível adquirir seus […]
  • Programa Controlando a Hipertensão Funciona? Vale a Pena? Programa Controlando a Hipertensão Comprar, Preço É grande o número de pessoas que sofrem com Hipertensão. Esse problema de saúde prejudica milhões de brasileiros, que vivem dependendo […]
  • Farmácia Popular Anticoncepcionais Preços de Anticoncepcionais na Farmácia Popular Boas notícias, mulheres de todo Brasil. Os anticoncepcionais estão com até 90% de desconto nas famosas farmácias da rede Farmácia […]
  • Cadastro Farmácia Popular Como se cadastrar no Programa Farmácia Popular É muito importante o cadastro de farmácias e drogarias privadas no programa Farmácia Popular do Brasil, para que cada vez mais esses […]
Veja também:  PREP Onde Conseguir, Medicamento, Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *