Farmácia Popular Como Funciona

Como Funciona o Farmácia Popular

Sabe o que é Farmácia Popular? Este é um programa do governo federal que é desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais. As prefeituras municipais recebem uma verba do Ministério da Saúde para montar a estrutura física da farmácia, confira como funciona o farmácia popular e como você pode comprar medicamentos com descontos incríveis.

farmacia-popular-como-funciona

O ministério da saúde ainda oferece a estrutura e também a possibilidade da prefeitura municipal contratar funcionários para estas farmácias que tem como funções o atendimento e também farmacêuticos.

Objetivo deste programa do ministério público é ampliar o acesso da população aos medicamentos, pelo menos os mais essenciais         a preços bem reduzidos. Os medicamentos são adquiridos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em laboratórios farmacêuticos públicos ou também os laboratórios do setor privado.

Quer saber como funciona o Farmácia Popular? Para ter acesso gratuito aos medicamentos do Farmácia Popular ou com preços reduzidos, basta que o usuário apresente seu CPF, um documento com foto e a receita médica válida (validade de 120 dias) em qualquer um dos estabelecimentos credenciados para farmácia popular, não só unidades físicas da farmácia popular, mas também estabelecimentos comerciais privados credenciados neste programa que tem a inscrição “Aqui tem Farmácia Popular”.

Pelo site http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=30296 consulte os estabelecimentos credenciados em todo o Brasil, clicando no mapa mostrado na página e pesquise lá os estabelecimentos. Também se pode conferir no link: Lista de Medicamentos do Farmácia Popular os remédios que fazem parte do programa.   Os medicamentos estão divididos de acordo com algumas patologias que são procurados, como remédios para hipertensão, diabetes, anticoncepcionais, medicamentos de asma e até fraldas geriátricas.

Veja também:  Renovação Farmácia Popular - Renovar Cadastro

Embora seja um programa válido ainda mais para pessoas com doenças crônicas este programa recebe muitas críticas devido à maioria dos medicamentos da farmácia popular ser vendidos o que deveria ser um garantia constitucional do cidadão o acesso aos medicamentos que deveriam ser distribuídos gratuitamente. A maioria dos medicamentos da farmácia popular está disponível em redes de farmácias privadas, sendo as farmácias populares públicas poucas unidades e muitas a maioria da população não tem acesso (pois são poucas unidades espalhadas pelo Brasil).

O programa Farmácia Popular funciona da seguinte maneira: o usuário vai a unidades próprias do programa tem atendimento personalizado que tem centenas de medicamentos os quais são dispensados seu valor de custo tendo uma redução no valor de 90% em relação ao valor que seria vendido em uma farmácia e drogaria privada. A única condição é que a pessoa deve apresentar a receita médica. Já nas farmácias privadas, o governo paga boa parte do medicamento e o cidadão paga o restante e o indivíduo deve apresentar a receita médica acompanhada de seu CPF. Mais informações não deixem de ver os links acima e também procure uma farmácia popular mais próxima.

Mais sobre o Farmácia Popular

  • Farmácia Popular – Preços dos Remédios Preços dos Remédios do Programa Farmácia Popular Informações de como funciona o programa Farmácia Popular, os preços dos medicamentos oferecidos e como você pode adquiri-los visitando […]
  • Cadastro Farmácia Popular Como se cadastrar no Programa Farmácia Popular É muito importante o cadastro de farmácias e drogarias privadas no programa Farmácia Popular do Brasil, para que cada vez mais esses […]
  • Renovação Farmácia Popular – Renovar Cadastro Farmácia Popular Renovação de Cadastro Um dos pilares de um bom governo é aquele que atende as principais demandas do povo como saúde, educação, por exemplo. O governo brasileiro para […]
  • Farmácia Popular Diabetes e Hipertensão – Remédios Remédios para Diabetes e Hipertensão Farmácia Popular Conhece o Farmácia Popular? Se você tem doenças crônicas como diabetes e hipertensão saiba que é possível adquirir seus […]
  • Farmácia Popular Remédio de Asma Gratuito Remédios de Asma Farmácia Popular O programa farmácia popular é um programa do ministério da saúde do Brasil do Governo Federal que tem parceria com as prefeituras municipais do país. A […]
  • Farmácia Popular Fraldas Fraldas Geriátricas Farmácia Popular Agora a Farmácia Popular está incluindo as fraldas geriátricas. Veja como comprar fraldas na Farmácia Popular e saiba os preços das fraldas na […]
Veja também:  Lista de Remédios Gratuitos Pelo SUS

8 comentários em “Farmácia Popular Como Funciona

  1. Preciso de fraldas geriátricas, pois minha mãe está com 94 anos e faz uso de 05 fraldas por dia.
    Atenciosamente…
    Sonia Maria Gaeta.

  2. Bom dia, meu pai tem 86 anos esta acamado com problemas respiratorios tem traqueostomia e faz uso de oxigenio direto e alem disso tem mieloma multiplo, faz uso diario de fraldas para todas as necessidades o gasto de fraldas é muito diariamente, gostaria de saber como proceder para adquiri as fraldas atraves do programa farmacia popular, li que no caso o paciente impossibiliato de ir até a farmacia tem que fazer uma procuração para o representante, pergunto como fazer se ele esta acamado fraquissimo impossibilitado de locomover e ate o simples fato de escrever não consegue.

  3. Porque o atenolol de 50mg , não está incluído na lista?

  4. Por que a farmácia popular não funciona devidamente? Eu uso Insulina 100 UVml (2 refis de 3 ml e não consigo mais comprar nesta farmácia que se diz popular.

    Aguardo resposta

    Márcia Mendes

  5. Meu nome é Everton e tenho PARKINSON . Necessito tomar 02 tipos de prolopa .. o 100/25 BD e o 100/25 dispersivel que estão na lista da farmácia popular, porém não consigo pegar os dois e tenho muito gasto com o outro.
    Como posso fazer ? me ajudem pois estou desempregado.

  6. Minha filha tem apenas 4 anos o homem na farmácia disse que tem ser o CPF dela e não pode com o do pai, isso é um absurdo,uma criança de 4 anos não tem cpf

  7. Crianças com deficiência física e mental não entra no programa das fraldas, porque? tenho duas crianças especiais, usam fralda 24 horas! meu gasto com fralda é absurdo!!! o que a prefeitura fornece só da pra cinco dias, se as crianças tivessem acesso à esse desconto eu iria economizar muito! pois tiro da boca dos meu filhos pra comprar fralda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *