CAPS – Como Funciona, Endereços, Telefone

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS

O CAPS é o Centro de Atenção Psicossocial. É um programa do governo federal que faz parte da política de saúde nacional. Por meio do CAPS é possível conseguir atendimento para pessoas com necessidades especiais, ou seja, que tenham alguma dependência por conta de abuso de álcool e drogas.

Considerando que o problema das drogas é global e muitas vezes usuários e famílias não sabem para quem recorrer, o CAPS é uma excelente opção para quem deseja ajuda e tratamento.

caps

O que é CAPS?

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS, como já mencionamos, é específico para os casos de abusos de álcool e drogas. Geralmente são atendidos nos CAPS pessoas de diversas idades e condições sociais.

Cada Estado da Federação têm um CAPS para atender a essas pessoas, a fim de parar com atendimentos dessas pessoas em manicômios, por exemplo, que não são locais ideais para tratamento de drogas e álcool.

Os CAPS são, dentro dos Estados, regionais, sendo uma verdadeira ajuda para pessoas dependentes químicas. Os CAPS vêm de uma experiência obtida na Itália e que deu certo, que inclui cuidados para pessoas que tenham avarias mentais graves por conta da dependência de químicos.

Serviços CAPS

Os serviços CAPS são realizados em 3 tipos:

  • intensivo,
  • semi-intensivo
  • não intensivo

O tipo de serviço CAPS vai depender das condições mentais da pessoa que está se submetendo a tratamento. O intensivo é o mais sério, e trata de pessoas cujo sofrimento psíquico é bem grave. O CAPS também atende pessoas com outros tipos de problemas mentais e tem como objetivo a ressocialização dos pacientes.

CAPS: Como funciona?

Os serviços CAPS funcionam 24 horas por dia, podendo ser acessados por qualquer pessoa que assim necessite. O CAPS também oferece hospedagem de alguns dias para pacientes e famílias, para que sejam observados por equipes de médicos, psiquiatras, psicólogos e outros profissionais qualificados.

Veja também:  Programa de Medicamentos Excepcionais - Lista de Medicamentos SUS

caps-endereco-telefone

Endereço, Telefone CAPS

Caso você precise de tratamento CAPS ou conheça alguém que precise, é só acessar o site do governo federal (www.brasil.gov.br/observatoriocrack/), onde há a descrição completa dos serviços CAPS.

Há diversos endereços CAPS em todo o País. Assim, no site do governo federal você poderá encontrar o CAPS mais perto da sua região.

O telefone CAPS também vai variar de acordo com seu Estado e cidade. Desse modo, ao consultar o endereço CAPS você conseguirá também o telefone CAPS da unidade que melhor poderá lhe atender.

O atendimento CAPS é gratuito e atende a toda a população, sem qualquer distinção.

É possível comparecer diretamente às unidades CAPS de todo Brasil, aliás.

Caso você tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o CAPS por e-mail, por meio do endereço saudemental@saude.gov.br.

Ou, também, pode telefonar para a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, em Brasília, no telefone CAPS (61) 3315-9144.

Não deixe de fazer o contato e de ter o tratamento gratuito CAPS.

Mais sobre o Farmácia Popular

Veja também:  CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, Endereço, Como Funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *